segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dica de Livro Infantil: A Viagem de Tamar - Angelo Machado


Por Andreia Marques





Livro: A Viagem de Tamar
Autor: Angelo Machado
Ilustradora: Raquel Lourenço Abreu
Editora:


Sobre o livro:
A vida de uma tartaruga-verde não é nada fácil. Desde seu nascimento, existe uma luta constante pela própria sobrevivência. É o que trata o livro A Viagem de Tamar, de Angelo Machado.

Na história, contada em verso e rima, a mamãe tartaruga colocou vários ovos na areia e os cobriu, amorosamente. Depois, seguiu seu caminho para o mar, deixando com eles seus votos de vida longa. 



No entanto, logo depois veio um pescador, com seu balaio, e carregou os ovos, esquecendo-se apenas de um. E deste ovo esquecido, nasceu a tartaruguinha TamarA pequena era aventureira, observadora e feliz. Não perdia nenhum detalhe de suas viagens pelo mar. Viveu sua infância com coragem e quando chegou à fase adulta sentiu a necessidade de colocar seus próprios ovos.



As ilustrações são aquareladas. Raquel Lourenço Abreu reproduziu a história com maestria, pois, o fundo do mar ficou rico em cores e movimento.



Embora a história seja repleta de fantasia, na verdade, descreve o que acontece na vida real de uma tartaruga-verde. As ameaças que enfrentam, o ciclo natural de vida e reprodução que vivenciam e a interferência do ser humano na existência dessas criaturas maravilhosas. É um livro fascinante e altamente educativo para todas as idades.


Sobre o autor:
Angelo Barbosa Monteiro Machado
nasceu em Belo Horizonte, em 1934. É médico, entomólogo (estudioso de insetos), ambientalista, escritor e membro da Academia Brasileira de Ciências.


Sobre a ilustradora:
Raquel Lourenço Abreu
é bióloga e artista plástica.


Curiosidades:
- Tamar é também o nome dado ao projeto criado pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF (Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), em 1980, para pesquisa, conservação e manejo das espécies de tartarugas marinhas. Saiba mais sobre esse projeto, visitando o site: http://www.tamar.org.br


Trecho do livro:
“Linda! Toda verdinha,
lá estava a Tamar,
perdida na praia grande,
procurando se encontrar.

Lá do céu a luz da lua
refletiu-se sobre o mar,
e Tamar saiu correndo,
para o espelho do luar.”


Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngelo_Machado
http://www.tamar.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário