quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Livro Infantil Antigo: (1947) Boa Noite, Lua - Margaret Wise Brown


Por Andreia Marques


Prezados leitores,

É com imensa alegria que inicio a primeira postagem desta seção com a resenha de um livro infantil muito especial chamado Goodnight Moon (Boa Noite, Lua), publicado em 1947. Trata-se de uma obra importante que marcou a infância de muitos leitores pelo mundo. Espero que vocês gostem.






Dados originais da obra:
Título: Goodnight Moon 
Autora: Margaret Wise Brown
Ilustrador: Clement Hurd 
Editora: Harper & Row, Publishers
Ano: 1947

Dados de publicação no Brasil:
Título: Boa Noite, Lua
Editora: Martins Fontes


Sobre o livro: 
Em um simpático quarto verde, um esperto coelhinho se prepara para dormir. Ele está vestido de pijama listrado em azul e branco, sob suas cobertas, à luz de um pequeno abajur. E esse coelho, em especial, tem o hábito bastante engraçado de dar boa noite a tudo que vê por perto antes de adormecer. E assim, nada escapa da sua atenção infantil, nem a lua, que vê através da janela, nem a papinha na mesinha do abajur, nem o pequeno ratinho que cruza o quarto, enfim, nada mesmo.

As ilustrações são simples. Como toda a história se passa dentro do quarto verde, Clement Hurd precisou preencher de detalhes o pequeno cômodo. Mas a composição total é harmoniosa e bastante aconchegante. 

O livro é um clássico da literatura infantil americana e encanta crianças e pais até hoje.


Sobre a autora:
Margaret Wise Brown era americana. Nasceu em 1910, e morreu eu 1952, com 42 anos. Escreveu centenas de histórias e a maioria dos seus livros tinha animais como personagens principais.


Sobre o ilustrador:
O ilustrador Clement Hurd era americano. Nasceu em 1908 e morreu em 1988. Ilustrou muitos livros infantis.


Curiosidades: 
- Margaret Wise Brown afirmava que sonhava com histórias e quando acordava, pela manhã, precisava escrevê-las rapidamente, antes que se esquecesse delas.


Fontes:
- http://www.margaretwisebrown.com/Her_storynew.html;
- http://en.wikipedia.org/wiki/Clement_Hurd;





Nenhum comentário:

Postar um comentário